O jogo de RPG Pequenas Igrejas, Grandes Negócios, que faz
uma forte crítica a pastores evangélicos, bateu o recorde de arrecadação de
recursos por "crowdfunding" ("vaquinhas" coletivas pela
internet) para um produto em uma plataforma brasileira.
O game, no qual "ganha quem sobreviver com a reputação
menos manchada no dia do arrebatamento", arrecadou R$ 92,7 mil por meio da
ferramenta de financiamento Catarse, a maior do país. O produto foi criado pela
editora Daemon.
O segundo da lista, com R$ 62,1 mil, é um projeto do
coletivo de design Zerezes para criação de óculos produzidos com restos de
madeira.
No game, que vai custar cerca de R$ 60 mil para ser
fabricado, jogadores assumem o papel de líderes religiosos em uma "disputa
para ver quem consegue ficar mais rico e destruir a reputação dos outros
pastores mais rápido".
Para derrotar os rivais, é preciso jogar cartas em que eles
são acusados de desvios de dinheiro ou de vender produtos como um óleo que
restaura a virgindade.
Segundo Marcelo Del Debbio, 39, diretor da empresa, essas
informações foram tiradas de notícias reais.
Ele afirma que o objetivo do jogo não é criticar a religião
em si, mas, sim, líderes que usam a fé das pessoas para enriquecer. "No
jogo também tem pai de santo picareta e rabino picareta", diz.
A Daemon foi fundada em 1998 e lançou cerca de 40 jogos –o
principal deles é um voltado para crianças, chamado RPG Quest, que pode ser
usado para ensino de matemática. Foram vendidas mais de 60 mil unidades.
O empresário diz que o jogo sobre as igrejas não será
vendido em bancas e lojas de brinquedos, como acontece com outros produtos da
editora, em razão da polêmica. A tiragem, de 2.000 exemplares, será entregue
aos apoiadores do projeto no Catarse e vendida também pela web.
Felipe Caruso, coordenador de comunicação da plataforma de
financiamento, diz que a empresa não avalia a qualidade artística de um
projeto. "A gente analisa se ele faz sentido, se não há algum crime e se o
valor proposto é adequado."
Ele atribui o sucesso da campanha à boa articulação da
comunidade de games e à estratégia de divulgação adotada pela Daemon.
Debbio transformou a própria arrecadação em um jogo: ele
estabeleceu metas em dinheiro e, à medida que elas eram atingidas, o game ia
ganhando mais cartas ou mais recursos –quem apoiou o projeto primeiro
incentivava a entrada de novos financiadores para receber mais itens do
produto.
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